in ,

Tipos de Empréstimos e Financiamentos

Com o aprofundamento da crise em nosso País, o preço de todos os produtos que consumimos sobem de preço, a uma escalada que o reajuste salarial não acompanha. Agora imagine esse cenário para as pessoas que perderam o emprego? Fica mais difícil manter as contas em dia e manter o padrão de vida.

A taxa de desemprego está tão elevada que muitos brasileiros estão procurando no mercado informal a solução dos seus problemas. Porém, até mesmo para isso precisamos de dinheiro para investir. Muitos acabam esbarrando aqui e não seguindo adiante.

A solução para ter um crédito rápido e conseguir segurar as contas, dinheiro para investimento em um negócio ou se livrar do aluguel, adquirindo um imóvel próprio com valor da prestação menor que o aluguel, é recorrer a empréstimo ou a um financiamento.

Existem diversas modalidades que podemos recorrer para auxiliar nesse momento de crise e evitar a negativação de crédito ou retirar do cadastro de devedores:

  • Empréstimo Pessoal;
  • Empréstimo Consignado;
  • Empréstimo para Negativado;
  • Cartão de Crédito;
  • Financiamento de Carro;
  • Financiamento de Moto;
  • Financiamento de casa

Onde Conseguimos?

Para ter acesso a empréstimos ou financiamento você pode recorrer a dois tipos de instituições financeiras, os bancos ou correspondentes bancários. Assim é possível verificar condições e taxas de juros.

Correspondentes Bancários: São pessoas jurídicas autorizadas pelo Banco Central para serem intermediários entre os bancos e os clientes. Os correspondentes bancários agilizam o processo de tomada de crédito para um empréstimo ou aprovação de um financiamento.
Bancos: São instituições financeiras que processam a liberação de créditos como empréstimos, cheque especial, financiamento e etc.

Empréstimo Pessoal

São empréstimos cedidos a clientes por meio de um banco ou correspondente bancário. Esse tipo de empréstimo geralmente é menos burocratizado e a liberação costume ocorrer em poucos dias após a efetivação do cadastro. Tanto banco quanto correspondente bancário, submeterão seu cadastro a uma análise de crédito e se o CPF possuir alguma anotação em algum serviço de proteção ao crédito, seu empréstimo será negado.

Nesse tipo de empréstimo não são permitidos os conhecidos como negativados.

Empréstimo Consignado

Empréstimo consignado ou crédito consignado nada mais é que um crédito de pagamento indireto deduzido na folha de pagamento ou no benefício da pessoa física. Essa modalidade entra no chamamos de margem consignável e não podem comprometer mais que 35% da renda mensal sendo que 30% é empréstimo e 5% para saques em cartão segundo o Banco Central do Brasil.

Por ser uma modalidade de empréstimo com baixo risco de inadimplência para as instituições financeiras, geralmente os juros envolvidos na operação são menores em relação a outros tipos.

Empréstimo para Negativado

A solução para milhares de pessoas que estão com o nome sujo por algum tipo de dívida e quer deixar de ser inadimplente  é pegar um Empréstimo para Negativado. Várias empresas oferecem empréstimo para negativado como: Simplic, Crefisa, Sicred, entre outras.

Geralmente nesse tipo de empréstimo as taxas são bem maiores e ainda podem variar de acordo com o perfil do cliente, deixando os juros bem mais altos. Nesse caso aconselho a ter atenção na contratação e fazer um planejamento financeiro para não achar que sair do buraco, quando na verdade está cavando um buraco ainda mais fundo.

Cartão de Crédito

Os cartões de crédito são uma excelente oportunidade para controlar as despesas do mês. Assim você consegue centralizar quase tudo em apenas um lugar e saber em que o seu dinheiro esta sendo gasto.

Mas nem todo mundo pode solicitar um cartão de crédito. Hoje bancos, lojas e operadoras de cartão de crédito oferecem cartões com bandeiras VISA e Mastercard, as mais conhecidas. Se você não tiver nenhuma restrição em seu nome e ainda possuir uma renda comprovada, fica fácil solicitar e ser aprovado.

Ainda existem os cartões de crédito de lojas que são direcionados para o público de baixa renda ou que não possuem comprovação de renda.

Financiamento de Carro

Como mencionamos, devido a crise está muito complicado manter-se como um bom pagador. Uma solução a isso, para pessoas que ainda possuem crédito, é o financiamento de carro. Dessa forma você poderá ter uma renda e não ficar dependendo do aparecimento uma nova oportunidade.

Ao financiar um carro, você pode por exemplo se cadastrar nessas plataformas de aplicativo Uber e começar a trabalhar. Com um planejamento bem feito, você custeia suas despesas, inclusive do financiamento e ainda sobre dinheiro para se manter.

Financiamento de Moto

Esse tipo de financiamento é similar ao do carro. Usar o crédito para aquisição de uma moto e a moto para custear as despesas da casa.

Financiamento de Casa

Nesse tipo de financiamento é um pouco mais complicado de achar um ponto em que o financiamento vira uma despesa maior ainda. Mas existem casos em que as pessoas não possuem ganhos efetivos de salário ao ano. As perdas salariais vem se acumulando ano após ano e chega em um determinado momento que você precisa tomar a decisão de fazer cortes.

Em alguns casos, as pessoas ficam com despesas fixas de aluguel sendo que este pode ser convertido em financiamento pagamento um valor menor. É possível usar o saldo do FGTS para dar entrada no imóvel e financiar o saldo devedor em um número de parcelas em que o valor fique menor que o do aluguel.

Assim é possível reduzir os gastos mensais, embora hoje saibamos que poucas pessoas ainda tem esse privilégio.

Conclusão

Independente do tipo de empréstimo ou financiamento que você escolha vai depender e muito do tipo de planejamento que você pretende ter. Seja um empréstimo pessoal, consignado, financiar um carro, moto ou casa, você precisa estudar a necessidade, a economia ou ganho financeiro que isso poderá produzir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Empréstimo pessoal Bradesco

Empréstimo pessoal Bradesco

Financiamento de imóvel Poupex

Financiamento de imóvel Poupex